quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Bloco Pantera 100% cor de rosa



Seu GLORIOSO histórico


Fundada em Agosto de 2001 o BLOCO PANTERA 100% COR DE ROSA.
Num encontro à noite na Casa do Senhor Luiz Carlos Pádua, onde havia um pequeno jantar de confraternização de amigos o bloco surgiu com intuído principal de fazer dos momentos de férias de verão um meio de se reunir para comemorar datas como as de Carvanal de Paraty.
Fundadores ilustres como Regina Pádua, Luiz Carlos Pádua,Paulo Eduardo Miranda, Ariane Ramino,Ronaldo Carpinelli, Adriana Carpinelli, Moreno Alcantara, Erlandia Alcantara, Fabricio Castro, Daniela Oliveira, Congá, Anísio, Diego Pádua, Fernando Souza, Maria da Graça Castro,Anderson Santos, Roberta Mello, Fernanda Mello entre muitos outros.

O nome “Pantera” surgiu da idéia de Fabrício Castro. À época havia um crescimento relevante no desenvolvimento turístico de Paraty. Junto a isso, o turismo gay foi uma das correntes levantadas pela administração municipal na época, e culminando também com o crescimento de Paraty na mídia Brasileira e Internacional. Assim, de forma a satirizar tal fato elegeu o mascote Pantera como símbolo do Bloco e acrescenta-se no nome o “100%”, já que o ‘slogam’ utilizado para atrair o turismo gay era “Paraty 100%”. Dessa forma, funda-se o bloco Pantera 100% Cor de Rosa – agremiação paratiense sem fins lucrativos.


TRAJETORIA DO BLOCO:


2001 – o Bloco se inscreve em uma tradicional gincana beneficente de Paraty, com duração ininterrupta de 24 horas. Com participação de várias equipes e centenas de pessoas, a ainda desconhecida agremiação cor de rosa vence a competição arrecadando toneladas de alimentos.


2002 – Inicia-se aquele ano com a Participação do Bloco no CARNAMAR(Carnaval do Mar) – procissão marítima e abertura oficial do CARNAVAL de Paraty. Dentre várias embarcações a PANTERA foi eleita segundo corpo de jurados embarcação ‘mais animada’ do evento, o que rapidamente consolidou o nome do Bloco e popularizou-o também.


2003 - O bloco, pela segunda vez participa do CARNAMAR, e leva seguidamente o bicampeonato em animação no evento.
O bloco também estréia sua participação no Carnaval de Paraty, vendendo mais de 800 kits (abadas) , e animado ao som da parceria com O Bloco Carnavalesco Paraty do Amanha.

E no final deste ano a Pantera ergue o 2 troféu na Megagincana-24 horas, totalizando 2 toneladas de alimentos arrecadados em doação.


2004 - No ano de 2004, mais uma vez o Bloco é eleito o ‘mais animado’ do CARNAMAR – abertura oficial do CARNAVAL DE Paraty. Nestes anos Paraty começou a receber tratamento especial na mídia o que levou a cidade a receber mais de meio milhão de visitas no ano.

E no Carnaval Paratiense, o bloco vende quase 1000 kits(abadas) e arrasta quase 5000 mil pessoas pelo Centro Historico pelo 2 ano consecutivo.


2005 - Neste ano o Bloco é premiado no Carnamar como embarcação mais ‘enfeitada’. O CARNAMAR – abertura oficial do CARNAVAL- cresce absurdamente e comeca a receber cobertura ao Vivo de TVs como Globo, Band e SBT.

Em 2005 o Bloco inicia um novo processo. Um processo de reestruturação de suas bases e renovação de sua liderança de amigos. A partir deste ano nomes como Matheus Castro, Juan Ribeiro, Caio Padua, Adam Moraes, Daniel de Castro, Aline Bittencourt, Álan Ramiro, Caue Franco, Ivan Junqueira, Joao Coutinho, Diego Bittencourt, Caio Vieira entre outros iniciam um novo momento do Bloco voltado sobretudo para um projeto social que se consolidaria somente em 2008.


2006 - O bloco refaz suas bases, participa somente do CARNAMAR e faz uma bela festa, fazendo uma série de homenagens aos seus fundadores. É interessante dizer que o mascote pantera é desenho central nas camisetas do Bloco, e que há sempre uma sátira inteligente, uma idéia subliminar que desencadeia na idéia presente do Bloco e seus integrantes.


2007 – No Carnaval o Bloco faz uma bela festa com quase 500 kits vendidos, e em parceria com a Cervejaria CABORÈ, cerveja artesanal de Paraty distribui mais de 300 litros do produto nas ruas do Centro Histórico. O bloco também foi alvo de inúmeras entrevistas cedidas dentre elas à Radio que transmitia ao vivo o Carnaval, Rádio NOVA onda.

Mais uma vez a PANTERA sagra-se tricampeã da Gincana 24 horas Beneficente.


2008 – Consolidado o projeto de renovação do Bloco, A Pantera é premiada num só CARNAMAR, o título de Embarcacao ‘mais animada’ e ‘mais enfeitada’ do evento. É patrocinada pela Cervejaria de Petropolis ITAIPAVA e pela Rede de Lanches BEST BURGUER. No CARNAMAR são mais de 1000 litros de Cerveja, mais de 200 sanduíches etc. A embarcação do Bloco veio diretamente de Angra dos Reis, com capacidade de 250 tripulantes, a maior embarcação escuna da Costa Verde.

A TV Bandeirantes fez a cobertura do evento dentro da Embarcação Cor de Rosa e, além disso, famosa revista ’QUEM’, publicou matéria a respeito do CARNAMAR e CARVANAL, com destaque para o Bloco PANTERA 100% COR DE ROSA.


2009 - O novo projeto é consolidar o nome do Bloco desta vez nos meios de comunicação estadual e nacional.

Inicia-se o ano com o CARNAMAR – trazendo a maior Embarcação do evento, e buscar o tricampeonato como ‘embarcação mais enfeitada’ e o pentacampeonato como ‘embarcação mais animada’. Desta vez, também, será feita uma parceria com a ONG Paratiense, ONG Casa Escola, fundada em 2006, um ONG que assiste crianças de até 12 anos, na formação de caráter e social de crianças extremamente carentes que moram no bairro periférico da cidade histórica, Ilha das Cobras e Mangueira. O trabalho feito por professores voluntários já atende mais de 50 crianças diariamente. A ONG Casa Escola oferece cursos de informática, pintura, teatro, musica e reforço escolar dentre outras iniciativas sociais. Este ano, o Bloco Pantera 100% Cor de Rosa se liga a este ONG, e doará todo e qualquer lucro advindo de seus eventos a ONG Casa Escola, iniciando em seu oitavo ano de existência um dos sonhos idealizados pelos novos líderes do Bloco– o projeto de Responsabilidade Social. Mídias como revistas e Tvs estão interessados a conhecer ambos os projetos, do Bloco e da ONG.

2 comentários:

  1. oi fiz um show ai no dia da feijoada do mes d setembro sera q poderia me dar o site de onde foram as fotos

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria de saber quando sera o carnamar e quanto vai custar e como farei para entrar em contatos com vcs , obrigado wallace........email,,,, wallace.73@hotmail.com

    ResponderExcluir

 
pantera_cor_de_rosa_rock.mp3 Pantera Cor de Rosa